Rejuvenescimento: Tratamento para Rejuvenescimento Facial

O envelhecimento é um processo de degradação progressiva do organismo, que atinge todos os órgãos, inclusive a pele.

O envelhecimento cutâneo, ou seja, da pele, ocorre tanto por fatores cronológicos como o avanço da idade quanto por fatores externos, como os hábitos de vida, o fumo, o estresse, a poluição, alimentação inadequada, falta ou excesso de atividade física, e a exposição excessiva aos raios solares. 

A ciência, no entanto, vem buscando soluções para esses efeitos indesejáveis na pele, e novos produtos, equipamentos e tratamentos surgem a cada dia.

Pode-se montar vários protocolos de rejuvenescimento, dependendo da área a ser tratada. Sim!!! Porque o corpo todo sofre com o envelhecimento.

Então existe o rejuvenescimento facial e o corporal, este podendo focar em algumas regiões do corpo, como parte interna dos braços, colo ou mãos, por exemplo.

Quando começa o envelhecimento da pele?


A partir dos 30 anos, ocorre uma diminuição na produção de colágeno, que é a proteína que dá firmeza e sustentação à pele, dando espaço para o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, principalmente, ao redor dos olhos, testa e entre as sobrancelhas, além do bigode chinês, que aparece ao redor da boca.

Após essa idade, a produção de colágeno tende a diminuir gradativamente todos os anos, resultando no aumento dos sinais de envelhecimento da face. Já o corpo, sofre com as mudanças de peso abruptas, alterações hormonais como menarca, gravidez e menopausa.

O que é rejuvenescimento?


O rejuvenescimento é composto por tratamentos estéticos personalizados e individuais, que não apenas retardam o envelhecimento, mas também procura revertê-lo o quanto possível, com o intuito de promover mais beleza e jovialidade.

O que é o rejuvenescimento facial?


O rejuvenescimento facial é um conjunto de técnicas que busca melhorar a aparência e textura da pele da face, reduzindo, entre outras coisas, flacidez, rugas, manchas de sol, melasma,e melhorando o contorno da face.

Isso é feito através de procedimentos estéticos, como peeling químico, microagulhamento, jato de plasma, luz pulsada, Entre outros.

Como funciona o procedimento?


As técnicas podem ser utilizadas separadamente, ou combinadas entre elas para produzir um melhor resultado. Uma avaliação criteriosa é indicada, e a partir dela, um tratamento individualizado é proposto.

Para que serve o rejuvenescimento?


Ao longo do tempo, a pele vai perdendo colágeno – proteína que ajuda a dar sustentação e elasticidade necessária – e a maioria dos procedimentos tem o objetivo de estimular o organismo a produzir mais colágeno, ou de introduzir diretamente essa proteína na pele.

O rejuvenescimento facial sem cirurgia é indicado para as pessoas que ainda não sofreram muitos danos à pele. Se, por um acaso, a flacidez for muito extensa, o ideal é que se faça uma cirurgia para se ter uma melhora significativa.

Porém, não elimina a necessidade de um tratamento estético no pré operatório, para tratar a pele, limpar, hidratar e nutrir, facilitando  muito a cicatrização.

E no período pós operatório, é necessário fazer um acompanhamento extensivo para reduzir edemas e prevenir fibroses, além de hidratar, nutrir a pele e gerenciar a cicatrização.

Caso a pessoa busque tratamento estético em tempo, há um arsenal de procedimentos a serem utilizados, e que produzem efeitos significativos com relação ao rejuvenescimento, melhorando a textura e tonalidade da pele, promovendo maior viço, e até um pequeno espessamento da epiderme, o que é muito benéfico durante a fase de envelhecimento.

Quais são os tratamentos para rejuvenescimento facial?

 

  • Peeling químico
  • Luz intensa pulsada
  • Microagulhamento
  • Jato de Plasma
  • Radiofrequência
  • Criofrequencia
  • Carboxiterapia
  • Ozonioterapia

Peeling químico

O peeling químico renova a camada superficial da pele, trazendo brilho e minimizando a visibilidade de linhas finas e manchas. O objetivo do procedimento é provocar uma descamação na pele – seja superficial ou intensa – para promover a renovação celular e atenuar os sinais de envelhecimento. 

Luz intensa pulsada

É indicada para tratamento de vasos, melanose solar e poros dilatados. A luz intensa pulsada consiste em um tratamento inteligente e seguro à base de reações decorrentes do contato da luz  com elementos presentes no corpo humano, como a água, a melanina e a hemoglobina.

Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento estético realizado com diversas agulhas de aço cirúrgico que podem estar dispostas em um rolo ou em equipamentos automáticos. As microagulhas são aplicadas na pele, provocando pequenas punturas que incentivam a produção de colágeno.

O microagulhamento também pode auxiliar na absorção de alguns medicamentos pela pele, o chamado drug delivery.

Jato de Plasma

 O jato é emitido por uma caneta de plasma que expele o plasma na pele. Dessa forma, o plasma é transmitido para a pele do paciente em forma de luz . O tratamento com jato de plasma é usado para rejuvenescer, estimular o colágeno e facilitar a entrada de ativos na pele.

A caneta de jato de plasma é aplicada em estrias, linhas de expressão, cicatrizes de acne, manchas de pele e todos os incômodos estéticos relacionados aos estímulos de colágeno e propriedades elásticas da pele.

Radiofrequência

A radiofrequência é utilizada para atenuar rugas e linhas de expressões, ocasionadas pelo envelhecimento cutâneo intrínseco e extrínseco, que é inevitável ao ser humano.

A radiofrequência gera energia e forte calor sob a camada mais profunda da pele, o que causa a contração do colágeno, que faz a pele retrair. É obtida a produção de neocolágeno que vai produzir uma melhora ainda maior no aspecto da pele. 

Criofrequencia

É a terapia queridinha dos famosos que alia uma ponteira ultra congelada de até -10 graus, capaz de resfriar a epiderme, juntamente a uma Radiofrequência que gera aproximadamente 55º internos, estimulando colágeno e a quebra de gordura.

Esse tratamento promete tratar simultaneamente a flacidez e a gordura localizada com pouquíssimas sessões. O cliente não sente desconforto durante a  aplicação pelo fato da ponteira estar resfriada.

Carboxiterapia

Como o tratamento estimula o colágeno, este procedimento devolve a elasticidade da pele, indicado, principalmente para a flacidez de áreas como a barriga, a face interna das coxas, o bumbum e até o rosto e o pescoço. Além disso, a carboxiterapia pode reduzir a celulite, além de melhorar a vascularização. A técnica ainda é recomendada para pessoas com cicatrizes, queimaduras e úlceras na pele.

Ozonioterapia

Entre os principais resultados do ozônio medicinal no organismo estão:

  • Proporcionar um excelente aspecto para a pele;
  • Eliminar varizes;
  • Ativar a circulação periférica e a microcirculação;
  • Tratar a gordura localizada e as estrias;
  • Combater hipercromias e rejuvenescer a derme;
  • Evitar a queda capilar;
  • Liberar fatores de crescimento e estimular a regeneração;
  • Eliminar a acne;
  • Diminuir a flacidez da pele e a papada, sobra de pele abaixo do queixo devido ao acúmulo de gordura.C

Conteúdo relacionado: Ozonioterapia: O que é, para que serve e como é feita

Intradermoterapia Pressurizada

É um dispositivo de injeção de ativos em nível subcutâneo, porém, funcional sem agulhas. Portanto um equipamento não invasivo, que eleva os protocolos de estética em “drug delivery”, a um novo patamar da sua evolução.

Contando ainda com o amplo espectro de atuação, pelo potencial de associar-se a tratamentos pró remodelação e rejuvenescimento, tanto facial como corporal.

Além dessas tecnologias, durante esses tratamentos são aplicados cosméticos de alta tecnologia, para incrementar a nutrição e rejuvenescimento facial. 

Outras opções ficam por conta dos tratamentos injetáveis, como botox e preenchimentos.

Como funciona o rejuvenescimento facial feito com a luz pulsada?


Luz intensa pulsada (LIP): tecnologia que emite feixes de luzes . Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos como: rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele).

Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela produção das fibras de elastina e de colágeno).

 Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão.

Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose (destruição da elastina, que é uma proteína responsável pela elasticidde da pele) e na diminuição de ceratoses actínicas e manchas.

Quando devo fazer um rejuvenescimento facial?


O rejuvenescimento facial é indicado para o tratamento de rugas, linhas de expressão, manchas no rosto, pescoço e colo.

O procedimento também é utilizado para tratar poros dilatados, olheiras, vasinhos e acne ativa. Caso você já tenha alguma alteração das que foram citadas, é indicado iniciar um tratamento de rejuvenescimento facial.

Quais são as técnicas de rejuvenescimento facial mais comuns e eficazes?


Entre os procedimentos mais comuns e eficazes não invasivos estão o microagulhamento, a luz pulsada, o jato de plasma, radiofrequência, criofrequência, intradermoterapia pressurizada, ozonioterapia, carboxiterapia e os peelings químicos.

Quais áreas da face podem receber o tratamento de rejuvenescimento facial?

 

A face pode ser tratada como um todo: testa, pálpebras, olheiras, maçãs do rosto, contorno da mandíbula. Sem esquecer da pele, que num primeiro momento é o que mais chama a atenção.

Quais são os produtos para rejuvenescimento do rosto?


1) Retinol : Trata-se de um derivado da vitamina A que,  quando aplicado sobre a pele, transforma-se em ácido retinóico, elemento com ações rejuvenescedoras. O retinol age dentro do núcleo da célula, promovendo sua renovação.

Além disso, um de seus principais benefícios é que ele também estimula a produção de colágeno novo. O retinol é capaz de melhorar o aspecto de rugas finas e da textura da pele, além de aumentar sua elasticidade e diminuir a aparência de poros dilatados.

Também ameniza tons desiguais, um sinal comum de envelhecimento. Seu uso é recomendado a partir de 35 anos. 

2) Vitamina C : Presente em frutas cítricas como laranja, acerola e caju,  a vitamina C é um potente antioxidante. Ou seja, bloqueia a ação dos radicais livres, moléculas que degradam as células, causando o envelhecimento. Além de frear esta ação, a vitamina estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol.

Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis. É encontrada em inúmeros cosméticos para rosto, colo e área dos olhos. Sua indicação de uso começa por volta dos 25 anos e a vitamina C ajuda a uniformizar o tom da pele, melhorar sua textura e diminuir rugas finas. 

3) Aquaporinas: São proteínas que formam poros nas membranas das células, permitindo a entrada e saída de água. Presentes naturalmente na epiderme, são essenciais para o funcionamento normal da pele. No entanto, a eficácia dessas proteínas decai com o passar dos anos.

A pele, formada por 70% de água, fica mais seca e enrugada. Por isso, sua versão sintética está  presente em cosméticos para ajudar a prolongar o funcionamento delas, melhorando sua hidratação.

Uma pele bem hidratada tem textura mais suave e mais luminosidade. Além disso, linhas finas são atenuadas, uma vez que tendem a aparecer mais em um rosto desidratado. Sua indicação de uso começa aos 30 anos de idade.

4) Ácido hialurônico: Faz parte de um grupo de açúcares presentes naturalmente na pele, que formam uma espécie de “gelatina” entre as fibras de colágeno e elastina (proteínas que dão firmeza à pele).  Com o tempo, no entanto, o organismo perde a capacidade de produzi-los. O ativo em sua forma sintética tem efeito hidratante e ajuda na retenção de água na pele.

Atualmente, é utilizado em micropartículas e, por isso, possui potencial para atingir as camadas mais profundas e se associar ao ácido hialurônico natural que já existe na pele.

Também estimula a formação de colágeno e atenua ruguinhas e marcas de expressão. Nos consultórios, é usado de forma injetável para preencher rugas e sulcos.

Para uma pele mais firme, hidratada e com sinais de envelhecimento atenuados, seu uso pode ser iniciado aos 25 anos. Não há contra-indicação para o uso do ácido hialurônico, exceto para grávidas e mulheres que amamentam. 

5) Vitamina E: Presente em alimentos como castanhas, vegetais verde escuros, oleaginosas, gema de ovo e fígado bovino, é um antioxidante capaz de regenerar o colágeno já existente na pele. 

Conhecida como tocoferol nos tratamentos cosméticos, funciona como um coadjuvante na ação de outros antioxidantes, potencializando seus resultados.

Também tem efeito protetor contra a radiação solar. Sozinha, a vitamina E não tem intensidade suficiente para tratamento antienvelhecimento.

Por isso, ela sempre vem associada a outros ativos –e os resultados dependem, assim, das propriedades deles. Sua indicação é para pacientes entre 25 a 45 anos e não existem contraindicações, mas é importante saber que, para resultados consistentes, o uso da vitamina E deve ser intensivo.

Quando observar os resultados do rejuvenescimento facial?


Os resultados podem ser observados logo nas primeiras sessões, se o grau de envelhecimento cutâneo for leve. Para quem tem um grau mais acentuado, após seis sessões já se pode notar uma boa diferença na aparência e viço da pele.

Qual o valor do rejuvenescimento facial?


Antes de pensar em iniciar um tratamento de rejuvenescimento facial, é necessário saber se sua limpeza de pele está em dia. O ideal é sempre começar por ela. Uma pele sem cravos e sujidades recebe bem melhor os ativos e tratamentos que vierem após. 

O valor varia de acordo com o procedimento e número de sessões indicadas para o seu caso.

Uma limpeza de pele está em torno de 150 reais, e é sempre importante lembrar que tratar da pele é um investimento na sua saúde e bem estar psicológico, porque ela é seu cartão de visitas.

Como funciona o rejuvenescimento facial masculino?


Alguns sinais do envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina,

mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que começam. O hormônio testosterona é o responsável pelas características masculinas da pele do homem, determinando uma estrutura diferente em relação à pele feminina.

A pele masculina é levemente mais espessa, a secreção sebácea é mais significativa e a secreção sudoral é mais importante no homem, já que essas glândulas são obrigatoriamente associadas aos folículos pilosos mais numerosos no homem.O mecanismo de envelhecimento é basicamente o mesmo, respeitadas essas diferenças.

Como funciona o rejuvenescimento corporal?


Com relação à pele do corpo, as mesmas técnicas poderão ser utilizadas. A quantidade de sessões também irá depender do grau de flacidez e da qualidade da pele.

A importância dos hábitos saudáveis


É importante entender que, muitas vezes, os tratamentos deverão ter continuidade para que se mantenham os resultados alcançados.

Para isso, é essencial seguir algumas regras básicas, sendo que a principal é: proteção solar absoluta. A pele que está passando pelo processo de rejuvenescimento deve ficar protegida do sol para evitar pigmentação irregular.

Lembre-se que o protetor solar é o melhor antirugas que existe porque ele te poupa dos danos causados pelo foto envelhecimento.

Além de usar filtro solar adequado à sua pele todos os dias, é importante adotar outros hábitos saudáveis que auxiliam na manutenção de uma pele bonita e saudável. Confira os principais:

  • Manter uma alimentação saudável e rica em fibras;
  • Abandonar o cigarro;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.
  • Respeitar as indicações do tratamento home care, aplicando os produtos da forma indicada.

Seguindo essas dicas simples, você contribui com um envelhecimento saudável e pode, até mesmo, prolongar o efeito dos procedimentos.

Conteúdo relacionado:

Eletroestimulação Facial

Drenagem Linfática

Rejuvenescimento Facial

Limpeza de Pele em Sorocaba

Microagulhamento

Peeling de Diamante

Conteúdo da página: