Fisioterapia: 8 informações importantes

Conteúdo da página:

O que é fisioterapia? Para que serve a fisioterapia?

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, FISIOTERAPIA é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.

Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Como funciona a área da Fisioterapia?

O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também a qualidade dos movimentos, se tem dificuldade motora ou sente dor.

A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser: terapia manual, eletroterapia, hidroterapia, cinesioterapia, massoterapia; acupuntura, entre outros.

Quais são as tendências para Fisioterapia?

SAÚDE DA MULHER

Pouco conhecida e praticada na Fisioterapia, a área específica da saúde da mulher atua na recuperação e reabilitação voltada às patologias e problemas ou situações de saúde, que acometem exclusivamente o público feminino ao longo da vida.

Gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, pacientes com incontinência urinária e fecal, mulheres tratadas por câncer de proveniência ginecológica e, também, disfunções sexuais.

Esse trabalho tem áreas afetadas, portanto, com a oncologia, a uroginecologia, a ginecologia e a obstetrícia, especialmente, por utilizar técnicas não cirúrgicas com tratamentos variados.

FISIOTERAPIA MANUAL

A fisioterapia manual, ou manipulativa e musculoesquelética, como é chamada, utiliza diversos métodos para trabalhar as dores das articulações do corpo e da coluna que o paciente pode sofrer, como artrose, hérnias de disco, lesões do esporte, tendinites e, fibromialgia, por exemplo.

Por meio dos chamados testes mecânicos, o tratamento manual pode ser mais eficaz que a tecnologia na hora de detectar a real causa do problema e resolver a dor, já que o profissional identifica por meio das mãos onde está o problema e trabalha diretamente nele.

 FISIOTERAPIA ESTÉTICA OU DERMATOFUNCIONAL

O trabalho estético dos fisioterapeutas está crescendo a cada ano, especialmente, no que diz respeito ao tratamento de envelhecimento e fortalecimento da pele.

De forma profissional, a Fisioterapia é capaz de oferecer, por exemplo, diversas técnicas, aparelhos e exercícios que, quando praticados com regularidade, ativam as células da pele e ajudam a melhorar a aparência dela, enrijecer o rosto e outras partes do corpo. Trata-se, portanto, da fisioterapia preventiva.

FISIOTERAPIA INTEGRATIVA

É uma modalidade terapêutica que utiliza diversas técnicas que podem intervir em aspectos emocionais, mentais e físicos do paciente. É utilizada como complementar a abordagem Fisioterapêutica convencional. Entre as modalidades estão a acupuntura, e a ozonioterapia, por exemplo.

Quais são as principais atuações em Fisioterapia?

O campo de atuação do fisioterapeuta é muito vasto e inclui áreas como: acupuntura, fisioterapia aquática, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia dermatofuncional, fisioterapia do trabalho, fisioterapia esportiva, fisioterapia em gerontologia, fisioterapeuta neurofuncional, entre outras.

Como funciona a fisioterapia dermatofuncional?

A Fisioterapia Dermatofuncional é uma linha fisioterapêutica que trabalha com o sistema tegumentar humano ― isto é, a pele e seus anexos (cabelos, glândulas, unhas, pelos e receptores sensoriais). Em outras palavras, trata a pele como um todo e tenta restaurar não apenas a estética, mas a função e, assim, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Para isso, está comprometida com a avaliação, o tratamento e a prevenção de desequilíbrios funcionais e estéticos decorrentes de doenças, intervenções cirúrgicas e/ou complicações (traumáticas, pós-operatórias) que afetam direta ou indiretamente a integridade do corpo.

Que técnicas a Fisioterapia Dermatofuncional utiliza?

Basicamente, os procedimentos da Fisioterapeuta Dermatofuncional acontecem com o uso de aparelhos corporais e movimentos manuais.

Algumas das técnicas utilizadas com equipamentos eletrônicos são: crioterapia (consiste em resfriar partes do corpo); eletroterapia (uso de correntes elétricas para fortalecer músculos, reduzir fibroses e diminuir gordura localizada e celulite); endermologia (massagem com uma bomba a vácuo com rolamentos e ventosas); laserterapia (uso de feixes eletromagnéticos sobre o corpo); radiofrequência (aparelho que eleva a temperatura da pele a 41ºC a fim de extrair e de estimular a produção de fibras de colágeno); ultrassom (aparelho utilizado para quebrar gorduras localizadas no corpo). Esses são apenas alguns exemplos de técnicas utilizadas.

O papel da fisioterapia no pré-operatório

Além de reduzir o tempo de recuperação e amenizar os desconfortos decorrentes de procedimentos cirúrgicos, a fisioterapia no pós-operatório também age como um potencializador de resultados.

No pós-operatório, o fisioterapeuta dispõe da ajuda de equipamentos que utilizam correntes elétricas de baixa frequência que promovem a cicatrização dos tecidos, diminuem o surgimento de cicatrizes e/ou aderências, reduzem ou eliminam dores, edemas e hematomas.

A fisioterapia no pós-operatório também contribui para que o paciente possa recuperar sua capacidade respiratória, muitas vezes limitada pelas dores oriundas das cirurgias, o trabalho articular de todo o corpo, diminuindo os efeitos da imobilização.

Portanto, pode-se afirmar que o papel da fisioterapia no pós-operatório tem o objetivo de:

  • Aliviar dores, edemas, hematomas e quaisquer desconfortos originados pelo procedimento cirúrgico;
  • A regeneração dos tecidos;
  • Melhorar o aporte de oxigênio local com o intuito de evitar a isquemia;
  • Evitar aderências, retrações de cicatrizes e/ou cicatrizes hipertróficas;
  • Prevenir contraturas musculares decorrentes dos desconfortos da cirurgia;
  • Melhorar a sensibilidade local promovendo o retorno rápido e seguro às atividades de vida diárias.
  • O fisioterapeuta ainda desempenha um papel fundamental na prevenção do surgimento de complicações mais sérias no pós-operatório, como a Trombose Venosa Profunda.
  • A conduta da fisioterapia age de forma global, mantendo as amplitudes articulares e o fluxo sanguíneo normal durante o período em que o paciente fica imobilizado e, também, após a retirada dos curativos.

Além disso, a fisioterapia respiratória, especialmente nos pós-operatórios das abdominoplastias, promove a integridade da função pulmonar, reduzindo as alterações e limitações causadas pelos procedimentos.

Por fim, a fisioterapia no pré e pós-operatório das cirurgias plásticas garante que o paciente preserve suas funções vitais e desfrute de um breve período de recuperação da forma mais confortável possível, diminuindo as incapacitações e alterações decorrentes dos procedimentos cirúrgicos.

Como funciona o RPG na fisioterapia?

A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é uma técnica de fisioterapia que visa promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura.

O método consiste em posturas e movimentos específicos que alongam cadeias musculares inteiras ajudando a reorganizar todos os segmentos do corpo.

Como um processo de reeducação, você precisará de disciplina e concentração para executar cada passo corretamente e obter bons resultados.

Cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora ou mais. Durante a sessão, o paciente permanece em posturas específicas e predeterminadas durante o período de 12 a 20 minutos.

As posturas são indicadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e vão gradualmente evoluindo para movimentos lentos e progressivos

As posturas são indicadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e vão gradualmente evoluindo para movimentos lentos e progressivos

www.belezaperfeita.com.br




Clínica de estética em Sorocaba

A Beleza Perfeita Estética e Bem-Estar oferece, aos seus clientes, excelentes resultados e benefícios nos tratamentos das disfunções estéticas, como celulites, estrias e gordura localizada. CNPJ: 12.974.548/0001-11

On Key

Relacionados

Clareamento de Virilha

Como clarear a virilha

Introdução sobre como clarear a virilha Por que a virilha escurece? Como clarear a virilha? O que é melhor para clarear a virilha? O que